A Psicologia Clínica constitui uma abordagem integrada do ser humano, ou seja, ela busca entendê-lo em toda a sua complexidade, considerando diversos aspectos que o compõe, como: psíquico, orgânico, social e espiritual.
A partir do estudo dessas dimensões da existência humana, a psicologia clínica também busca alcançar um entendimento das diversas fases do indivíduo, que oscilam entre o equilíbrio e o desequilíbrio. Esta área do conhecimento ocupa um lugar fundamental no campo da saúde, uma vez que características psicológicas dos indivíduos estão diretamente relacionadas à sua qualidade de vida e condição fisiológica. De certa forma, grande parte das doenças manifestadas do corpo físico, tidas como “orgânicas”, possuem uma dimensão causal que está diretamente associada a fatores psicológicos e emocionais; evidenciando-se a importância da essência psicossomática do ser humano - conjunto de características psíquicas e mentais - para a sua compreensão.
Considerando esta relação intrínseca entre corpo e mente a distinção entre “doenças psíquicas” e “doenças orgânicas” tornam-se artificiais, visto que condições mentais e orgânicas se influenciam constantemente, de forma que o indivíduo deve ser visto como uno, mesmo que composto por inúmeros processos distintos que se complementam. Neste contexto, as experiências humanas, tanto individuais como em grupo, os acontecimentos da vida de cada pessoa, suas respectivas histórias, se tornam componentes dos aspectos psicológicos de cada um, ou seja, passam a fazer parte da nossa maneira individual de pensar. Um famoso provérbio diz que: “somos o que pensamos”, se é assim, depreendemos que as doenças que nos acometem, sejam manifestas no corpo ou na "mente", são, de certa forma, fruto dos nossos desequilíbrios existenciais e de resoluções de vida inadequadas que se sucedem ao longo de nossa existência. É importante perceber que, se os aspectos psicológicos podem estar presentes na formação de muitas doenças, por outro lado eles têm participação fundamental na solução dos mesmos.
A psicoterapia se insere neste processo no que diz respeito a oferecer importantes recursos para uma ampla compreensão dos processos psicológicos que levam as pessoas ao adoecimento, para, a partir disso, conduzi-las a uma vida mais saudável e integralizada.
psicologia bh, psicologo bh, psicologo belo horizonte, consultorio psicologia bh, quero fazer uma terapia, informações sobre terapia em bh
Nenhum comentário:
Postar um comentário